top of page

A EQUIPA SÓHISTÓRIAS

Ana Isabel Gonçalves
Estudou música e piano e formou-se em 1993, como Educadora de Infância. Mestre em Arte e Educação, fez ainda o Curso de Estudos Superiores Especializados em Expressões Artísticas Integradas em Educação. No Centro de Arte Infantil da Fundação Calouste Gulbenkian fez os cursos de Expressão Poética e Narrativa (com António Torrado) e de Expressão Corporal e Dramática (com João Mota). Trabalhou como educadora de infância, lecionou  no ensino secundário profissional e no 3º ciclo, em disciplinas da área técnica,  e tem colaborado com associações e entidades privadas na planificação e dinamização de diversas atividades, nomeadamente para a infância e juventude. Em 2001 iniciou-se como contadora de histórias e, desde então, tem procurado aplicar harmoniosamente as várias capacidades adquiridas ao longo do seu percurso formativo e profissional. Atualmente partilha com Paula Pina as seguintes iniciativas: supervisão e dinamização do PROL – Programa de Literacia Emergente e do projecto “Conta Comigo” (ambos em parceria com a Livraria Cabeçudos – Cabeças com Ideias); autoria da rubrica Palavras de Bolso, da Antena 2; e apresentação do programa Pequenas Histórias de Grandes Músicos, da web rádio ZigZag.
 

 

Paula Pina
Nasceu em 1970, em Lisboa. Doutorada em Estudos de Cultura, mestre em Estudos Anglísticos e licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e, posteriormente, as bolsas de investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia e da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, assim como um prémio de mérito (American Club of Lisbon Award for Outstanding Academic Merit), permitiram-lhe aprofundar conhecimentos em universidades nos Estados Unidos. Paralelamente estudou Piano, Canto, Composição e Direção Coral. Foi professora no Conservatório Metropolitano de Música de Lisboa, onde lecionou as disciplinas de Coro Infantil, Coro Juvenil e Coro Aberto, e ainda Repertório Musical para Crianças no Curso de Foramção Música nos Hospitais (Associação Música nos Hospitais e Instituições de Solidariedade). Foi professora adjunta no Instituto Piaget, coordenadora da Pós-Graduação em Literatura Infanto-Juvenil, membro da equipa do Cancioneiro Infanto-Juvenil para a Língua Portuguesa, coordenadora do CLIIP (Centro de Literatura para a Infância – Instituto Piaget)e co-editora do projeto de divulgação cultural para a infância Cria Cria. Colabora com a Universidade Isabel I (Espanha) no âmbito da criação de conteúdos para plataforma digital de ensino a distância, com a Universidade de Valência, como especialista em projecto sobre interculturalidade e com a  Vindas - Educação Internacional. Assume a direção do Serviço Educativo do MPMP – Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa. Com Ana Isabel Gonçalves concebeu o PROL – Programa de Literacia Emergente (para bebés e crianças dos 6 meses aos 6 anos - www.prol.pt) e produz, desde outubro de 2016, a rubrica diária da Antena 2, Palavras de Bolso.
 
Sebastião Antunes 
Nasceu em 1967, em Castelo Branco. Completou o Conservatório Nacional de Música, nas áreas de Canto e Flauta, e fez pós-graduação em Estudos da Música Popular da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. No Hot Clube de Portugal frequentou o Curso de Jazz. 
É professor de expressão musical para crianças e de canto tradicional. A sua atividade na narração oral começou com a produção dos três álbuns da cantautora Luisa Barreto (Pelo caminho das fadas, Em tempos que já lá vão, Tindarim) e com a participação nos grupos de marionetas Crianças e Caminhos e Fadas e Fios.Tem oito discos gravados como mentor da Quadrilha (http://www.quadrilha.net/principal.html), projeto com o qual tem efetuado inúmeros concertos no país e no estrangeiro. Multi-instrumentista e divulgador da música portuguesa de raíz tradicional. 

 

Maria Correia
Nascida em Lisboa, em 1989, começou a tocar guitarra clássica aos dez anos de idade. Entre 2001 e 2007 estudou no Conservatório Regional Silva Marques (Alhandra), ingressando em seguida no Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares – Instituto Piaget de Almada, onde foi aluna de Dejan Ivanovic e Ricardo Barceló. Desde Julho de 2010 – após concluir a licenciatura em Música – dedica-se ao estudo e à interpretação de Música Antiga. Nesta área trabalha sob a orientação de Rafael Bonavita, com quem estuda arquialaúde, guitarra barroca e baixo contínuo. Participa ativamente em diversos cursos de aperfeiçoamento musical, workshops e aulas privadas com músicos de renome internacional. Estudou música de conjunto com António Carrilho e frequenta aulas de técnica vocal com Orlanda Velez Isidro. Realiza concertos com diversos agrupamentos de câmara, a solo e em orquestra barroca. Colaborou com o coro de câmara da Academia de Amadores de Música no projecto “Vilancetes, Cantigas e Romances do século XVI”. Desde 2014 tem sido convidada a actuar no Festival de Música Antiga de Castelo Novo. Em 2015 apresentou-se internacionalmente, como solista, na cidade espanhola de Lleida (Catalunha) e obteve o 3.º prémio da categoria C (Música Barroca) na 29.ª edição do Prémio Jovens Músicos, como membro do duo I Nuovi Musici. Colaborou na gravação de um CD com o cravista Cristiano Holtz para a prestigiada editora Hortus.

 

Marta Fernandes da Silva
Nasceu em 1979. Depois de terminar a licenciatura em Artes Plásticas – Escultura, pela Faculdade de Belas Artes do Porto, frequentou o curso de Cenografia do Espaço Cenográfico coordenado pelo cenógrafo e figurinista J. C. Serroni,  em São Paulo, Brasil. Em 2007 participou em diversos worshops na Quadrienal de Cenografia e Arquitectura Teatral de Praga, República Checa e, desde então, tem frequantado diversos worshops e participado em vários projetos, quer em Portugal, quer no estrangeiro. Ao longo do seu percurso como artista plástica participou em várias exposições, das quais se destacam: “Caligrafias”, no Festival D’Agosto, em Maputo; instalação coletiva do grupo Balão Dar Quente na XII Bienal Internacional de Vila Nova de Cerveira; “Pano para mangas”, exposição de fotografia do coletivo “Identidades”, apresentada no Recife e no Mindelo; “Convivendo com José Craveirinha”, exposição coletiva de desenho no Instituto Camões Centro Cultural Português, em Maputo. Enquanto cenógrafa, foi residente durante quatro anos na companhia de teatro Trigo Limpo - teatro ACERT, onde desenvolveu trabalho de criação e conceção de cenários e adereços em vários espetáculos. No seu percurso trabalhou com encenadores como José Rui Martins, Pompeu José, José Caldas, Júnior Sampaio, Maria João Trindade, Filipa Mesquita, Clara Ribeiro, Maria do Céu Guerra e Rita Lello. Desde 2004 tem desenvolvido vários workshops de artes plásticas e cenografia direcionados para crianças e adultos. (www.martafdasilva.com)
miguel costa

Nasceu em Lisboa em 1968 e iniciou os seus estudos académicos na Juventude Musical Portuguesa. Frequentou também a Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal e a Escola Superior de Música de Lisboa (na variante de Jazz - Voz). 

Acompanhou vários músicos, como Joel Xavier e a banda Soul Delivery. Tem desenvolvido diversos projetos musicais (Nuttshell, King Mokadi, Kundonde, Nações Unidas), enquanto cantor, baixista, multi-instrumentista e/ou compositor.

Dinamizou um atelier de expressão musical para crianças e é professor de atividades de enriquecimento curricular do 1º ciclo do ensino básico. Para além das atividades musicais, exerce funções de técnico de áudio em televisão.

CONSULTORAS E FORMADORAS SÓHISTÓRIAS
inês franco alexandre

Nasceu em Lisboa, em 1978. Doutorada em Psicologia Clínica pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, com tese sobre mudança, narrativa e intervenção sistémica. Licenciada em Psicologia, variante clínica-sistémica e cognitivo-comportamental, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa e pela Universidade Autónoma de Barcelona. Foi bolseira da F.C.T. e membro do grupo de Interação Discursiva do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa. É terapeuta familiar pela Associação Portuguesa de Terapia Familiar e Comunitária, e formadora especializada em Intervenção Comunitária. Foi docente na Faculdade de Psicologia da Universidade Lusófona, e investigadora do Centro de Estudos de Psicologia Cognitiva e da Aprendizagem da mesma Universidade, onde continua a desenvolver investigação nas áreas da narrativa, identidade e mudança psicoterapêutica. É psicóloga clínica no Estabelecimento Prisional de Lisboa, e desenvolve atividade clínica em consultório privado, onde atende indivíduos, casais e famílias. Tem como meio privilegiado de intervenção a terapia narrativa, ajudando os clientes a desconstruir, flexibilizar e reconstruir as suas histórias de vida no sentido de uma melhor adaptação ao mundo. Estudou Bioquímica, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e Piano, no Instituto Gregoriano de Lisboa. Escritora, compositora e performer, com diversos projectos interartísticos em curso.

LUZIA LIMA-RODRIGUES

Pós-doutorada em Educação Especial e Terapias Expressivas – FMH/UL – Portugal, doutorada em Educação pela Unicamp – Brasil,  mestre em Educação, pós-graduada em Psicopedagogia. Possui ainda especialização em Psicodrama Pedagógico, a licenciatura em Pedagogia e o curso do Magistério – pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico. Para além de cargos de direção, na Pós-graduação em Educação Motora da Unicamp - Campinas, no Mestrado em Educação da Uninove – São Paulo e no Mestrado em Educação Sócio-comunitária do Centro Unisal – Americana – São Paulo – Brasil. Docente da Universidade Lusófona, foi ainda coordenadora do Mestrado em Educação Especial e do Ramo de Motricidade e Reabilitação Psicomotora e do Curso de Aprofundamento em Reabilitação Psicomotora, da Licenciatura em Motricidade Humana do Instituto Piaget de Almada. Docente convidada do Mestrado em Educação Especial da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco, do Mestrado em Psicologia da Universidade Autónoma de Lisboa e do ISPA, e docente convidada do Doutoramento em Educação da Unesp – Marília. CEO da empresa Vindas Educação Internacional, Assessoria, Formação e Eventos. Coordenadora do projeto de investigação “Percursos de Educação Inclusiva em Portugal”, presidente da comissão organizadora, científica e Peer Reviewer de encontros, seminários e congressos nacionais e internacionais. Assegura cursos de formação contínua de professores em Psicodrama e Metodologias Ativas e Cooperativas no Ensino Superior. Das publicações, entre outros, destaca: “Ações Educativas: vivências com psicodrama na prática pedagógica”, “O Tao da Educação: a filosofia oriental na escola ocidental”, “Para aprender no ato: técnicas dramáticas na Educação”, “Percursos de Educação Inclusiva em Portugal: dez estudos de caso”.

 

bottom of page